segunda-feira, julho 02, 2007

Escutismo

Sendo este ano o Centenário do Escutismo não poderíamos ficar indiferentes...


Breve História:

Em 1907, deram-se os primeiros passos para o aparecimento do Escutismo. Baden Powell, um militar Inglês, que publicou um livro intitulado "O auxiliar do explorador", foi solicitado para adaptar os seus métodos de observação e exploração, para a formação de jovens.
Assim, a 25 de Julho de 1907, partiu com vinte rapazes, organizados em quatro patrulhas (Corvo, Maçarico, Touro e Lobo) para a Ilha de Brownsea, onde se realizou o primeiro acampamento de Escuteiros.
Escutismo para rapazes Este acampamento foi tão bem sucedido, que B.P. resolveu publicar todas as experiências vividas e conhecidas, de modo a despertar nos jovens o gosto pelas Aventuras, num livro a que chamou "Escutismo para Rapazes". Este livro foi primeiramente publicado em fascículos quinzenais nos primeiros meses de 1908 e teve tão grande aceitação que, por toda a Inglaterra se formaram novas Patrulhas de Escuteiros.
O Escutismo cresceu rapidamente e de tal forma que nos fins de 1908, apenas alguns meses depois de ter surgido, havia já cerca de 60000 Escuteiros espalhados por vários países.
Em 1920, no 1º Jamboree Mundial, em Londres, B.P. foi aclamado Chefe Mundial dos Escuteiros.
Em 27 de Maio de 1923 nasce em Braga o "Corpo de Scouts Católicos Portugueses", mais tarde denominado Corpo Nacional de Escutas.
O Escutismo continuou a crescer e a expandir-se para todos os pontos do globo. Hoje, somos mais de 28 milhões de Escuteiros, distribuídos por cerca de 150 países.



Para comemorar este feito este ano haverá um Jamboree (acampamento mundial) em Inglaterra e um Acanac (acampamento nacional) em Idanha-a-Nova, onde eu irei participar...

Muita coisa ficou por dizer mas deixo-vos agora a ver este video sobre o Centenário do Escutismo.



Se por acaso estiverem interessados a saber mais qualquer coisa sobre esta maravilhosa associação podem dirigir-se a www.cne-escutimo.pt.

Comentem...

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ola a todos! Ete ultimo post diz muito a todos os que sabem o que é o verdadeiro escutismo e o que é ser um verdadeiro escuteiro! Eu própria já o fui, á 10 anos atrás quando nem sabia bem o que era ser escuteiro pedi aos meus pais para entrar para o escutismo. No inicio tinha muita graça ver uma menina de 8 anos fardada, com uns breloques nas pernas e um lencinho amarelo. Depois o escutismo tornou-se uma coisa que só quem lá está sabe. Todas aquelas pessoas que tornaram o 905 SACAVÉM o melhor agrupamento de sempre, tornaram-me a mim tb uma pessoa melhor. Todas as actividades ficam gravadas na memoria e todos os momentos especiais no coração. Todas aquelas piadas parvas, todos os bons momentos foram passados lá, sempre com aquelas pessoas especiais, mas não vamos pensar que o escutismo são só coisas boas, na verdade também nos chateavamos, discutiamos, faziamos porcaria e levavamos na cabeça dos chefes, mas era isso mesmo que nos fazia amigos e mais unidos que nunca. Mas ás vezes nem sempre é facil separar os escuteiros da vida sentimental, e isso foi o meu fim. Apaixonei-me, o que acontece a muita gente, fomos felizes muitas vezes, as actividades era quase a unica maneira de estarmos juntos, entao muitas vezes fomos repreendidos e quase castigados. Mas enquanto somos felizes corre tudo bem, podemos estar com as outras pessoas e estar com ele á mesma, nao há problema, mas de repente as coisas começaram a correr mal, e ter de estar com os meus amigos e ele lá ao lado, tornaram.me pouco á vontade. Ele tornou-me uma pessoa que eu nao era, e tive de acabar com isso para poder ser eu de volta. E esse foi o motivo da minha saida dos escuteiros. ERREI, sim muito, perdi todos os que gostavam de mim e todos os que eu gostava, os meus maiores e melhores amigos, os que estavam sempre lá para me ouvir, me dar razao, mas também dizer "tu erraste". E desta vez errei mesmo, tenho saudades, arrependo-me. Há uma frase que diz "o escutismo nao me sai do corpo" e para mim é bem verdade. tenho vontade de voltar, mas como saí de uma maneira tao idiota que nao posso, nao tenho coragem, nao seria bem recebida de novo! Dou por mim a ver fotos, a ouvir musicas e a chorar. Nao de tristeza, ISSO NUNCA, todos os momentos foram bem passados, nao ha nada que me arrependa, por isso choro de alegria, de alegria pelo que passou comigo e de alegria pelo que se vai passar com voces. Choro de ver a vossa alegria e de nao estar presente nela, de ver que conseguem ser felizes sem mim, de ver as vossas fotos alegres, as vossas saidas...Mas há uma coisa que me faz chorar de tristeza, ver que voces todos já me esqueceram...Acho que nunca dei tano valor ao escutismo como agora, mas é verdade que só dou valor ás coisas quando as perco...E perdi aquilo que me enchia o coração, aquilo em que era realmente boa, aquilo que fazia porque gostava e ninguem me obrigava, por um amor que acabou. Nem resto dele ficou, e o que era realmente importante é que pagou por isso...
Agora já nao ha nada a fazer, mas fica aqui o meu desabafo, a minha história...para que todos voces nunca venham a cometer o mesmo erro que eu! aproveitem enquanto são escuteiros porque depois vão sentir muita falta...e aqueles que nunca foram escuteiros, experimentem pelo menos uma vez na vida, porque vao começar a ver o mundo com outros olhos...

Um grande beijo e uma canhota amiga COM SAUDADES da ex-SUPER GUIA

03 julho, 2007 13:27  
Anonymous Anónimo said...

Escuteiros...

08 dezembro, 2007 14:42  

Enviar um comentário

<< Home