domingo, novembro 26, 2006

Aulas de Substituição

Aulas de substituição. Com apenas três palavras se sumariza o problema entre ministério de educação, alunos, professores e pais.

As medidas adoptadas pelo ministério da educação explicitam que as aulas de substituição não serão apenas obrigatórias no básico mas também no ensino secundário como medida para preencher os "furos" como forma de "combater o insucesso escolar"(segundo José Sócrates) por pedido de "pais, escolas e alunos" (citando a ministra da Educação, Maria de Lurdes).

Tentando o mais possivél para me manter imparcial, daqui podemos salientar quatro lados da questão:

- O dos docentes, que com esta medida têm que passar mais tempo na escola mesmo sem ter que leccionar. Para este primeiro caso as aulas de substituição são uma perda de tempo já que "não conhecem os alunos nem estam a par da matéria".

- O dos pais dos alunos, que apoiam esta medida pois permite-lhes controlar melhor onde os seus educandos estão caso não tenham aulas estando assim "mais descansados quanto à segurança dos filhos".

- O dos alunos, que se queixam de as aulas de substituição serem inutéis pois passam estas aulas sem qualquer ocupação sendo a única coisa que fazem é "ficar ali a olhar para o ar" ate que a aula acabe.

- O do ministério da Educação que considera as aulas de substituição imprescindiveis para a redução do insucesso escolar, que, segundo a ministra da educação, está na ordem dos 50%

Apesar das aulas de substituição serem obrigatórias, falando por experiência, não são muitas vezes utilizadas já que os alunos já sabem que vão ficar fechados numa sala uma hora e meia sem fazer grande coisa, logo não atentam os funcionários da escola para a falta do professor.

Esta medida seria extremamente correcta se as escolas disposessem de professores suficientes de uma disciplina para não só leccionar as aulas mas para estarem disponíveis para substituir um colega que tenha faltado podendo assim dar a mesma matéria. Porque se virmos bem, qualquer professor pode ajudar em matéria até ao 9ºano (uns mais que outros) mas apartir dai não é qualquer um que pode dar a matéria.
Não querendo retirar qualquer culpa aos professores que não querem dar aulas de substituição por ter que passar mais tempo na escola, uma aula não pode ser preparada de um segundo para o outro, muito menos quando não se está a par da matéria em que a turma vai. Logo as aulas de substituição tornaram se "aulas lúdicas" em que os alunos ficam calados a olhar uns para os outros.

Concluindo, acho que as aulas de substituição no básico são mais viáveis pois nessas matérias os professores são capazes de assistir os alunos, mas no secundário são perto de inúteis pois um professor de psicologia não tem a capacidade de leccionar matemática de 10º/11º/12º ano (por exemplo). As aulas têm um objectivo que deve estar presente na sua planificação e para o concretizar devem ser postas em prática diversas actividades que conduzam à consecução desse objectivo. Mesmo que, para certos conteúdos curriculares, se recorra ao método expositivo, a preparação da aula é indispensavel.


- F.C.

8 Comments:

Blogger Ed said...

Essas aulas de substituição são uma treta. Não sei como é que um professor de Linguas a dar Matemática vai ajudar a combater o insucesso escolar... mas prontos.

26 novembro, 2006 20:22  
Anonymous Anónimo said...

pah......eu adoro as aulas de substituição.....sobretudo kuandu nao ha....

26 novembro, 2006 21:02  
Anonymous Anónimo said...

As aulas de substituição são sem dúvida a melhor criação do ministério da educação, se a ideia é combater o insucesso escolar, n tou a ver onde é que isso vai ajudar.
Sinceramente não servem para nada a não ser para nos ocupar tempo, em que não fazemos nada. Mas é assim a educação neste país... esperamos pela próxima criação do ministério...

26 novembro, 2006 21:13  
Anonymous Anónimo said...

aulas d substituição sao uma treta.
komek uma stora d filosofia vai dr ed. fisica? deixem-m ms é ir pa casa....

26 novembro, 2006 21:14  
Blogger Ivo B. said...

Ou fazem bem ou entao nao façam.qual e a necessidade de estar numa sala fechado a olhar po relogio e pensar"quando e que saiu daqui?" a ouvir um professor rabujar porque a esta hora poderia estar a almoçar ou entao a fazer a materia pa a proxima a aula...volto a frizar de novo...ou fazem bem ou entao nao façam.

26 novembro, 2006 21:21  
Anonymous Anónimo said...

Bem, concordo com as aulas de substituição no secundário, assim como no básico em dois formatos:
- Um prof da mesma disciplina vai dar a aula. Se for previamente avisado pelo que vai faltar, prepara a aula, em conjunto com o prof da turma. Caso isto não seja possível, o melhor será abordar outra matéria, para não gerar confusão. (Claro que isto não se aplica em Ed. Física ou em Desenho, por exemplo. Aí o prof simplemente dá a aula.)
- Um prof da turma vai dar aula da sua disciplina.

Por aqui, ainda só tive uma aula de substituição (Filosofia). A prof deixou uma ficha de trabalho e esteve lá outra prof da mesma disciplina.

26 novembro, 2006 23:00  
Anonymous Anónimo said...

*
Pelo menos na minha escola parece que existe um plano para as substituições.
Caso nenhuma das hipóteses que atrás referi fossem possíveis, não deveríamos ter aula.

26 novembro, 2006 23:03  
Blogger pinilla16 said...

Abaixo as aulas de substituição.

30 novembro, 2006 21:58  

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